Inserção de DIU

Um método contraceptivo eficaz, seguro e de longa duração

O Dispositivo Intrauterino (DIU) é uma das opções mais eficazes de contracepção reversível atualmente disponíveis. Existem dois tipos principais de DIU: o DIU metálico (de cobre ou prata), que não contém hormônios, e o DIU hormonal (Mirena ou Kyleena), que libera pequenas quantidades de levonorgestrel diretamente no útero.

Ambos funcionam impedindo a fecundação e/ou dificultando a implantação do embrião, com alta taxa de eficácia (acima de 99%) e duração que pode variar de 5 a 10 anos, a depender do tipo escolhido.

Como é feita a inserção?

A inserção do DIU é realizada no consultório médico ou com histeroscopia. Em consultório é inserido por ginecologista treinada, em procedimento rápido e geralmente bem tolerado. Pode causar um leve desconforto, semelhante a uma cólica, e a maioria das mulheres retorna às suas atividades no mesmo dia. Através da histeroscopia (endoscopia do útero) é inserido com sedação e visualizado no mesmo momento sua posição intrauterina.

Em alguns casos, pode ser indicado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios após a inserção e é comum uma leve cólica ou sangramento nos primeiros dias após o procedimento.

Quem pode usar?

O DIU é uma excelente opção para quem busca um método contraceptivo de longa duração, sem a necessidade de lembrar diariamente. Ele pode ser utilizado por mulheres que nunca engravidaram, por quem está amamentando, e até mesmo por mulheres com contraindicações ao uso de estrogênio, como ocorre em alguns casos de enxaqueca, hipertensão ou risco cardiovascular.

A escolha do tipo de DIU deve ser feita em consulta ginecológica, levando em conta as características do seu ciclo, histórico de saúde e preferências pessoais.

Acompanhamento e segurança

Após a inserção, é recomendado um exame de revisão em até 30 dias para checar a posição do DIU. Depois disso, o acompanhamento é feito durante as consultas ginecológicas regulares. O DIU pode ser retirado a qualquer momento, caso deseje engravidar ou mudar de método.

Cuidar da sua saúde reprodutiva também é uma forma de autocuidado. Agende sua consulta e vamos conversar sobre qual método é mais adequado para você.

Mais procedimentos

Foco na saúde feminina, alinhando conhecimento científico, experiência cirúrgica e escuta acolhedora.

Histerectomia

Histerectomia

Quando retirar o útero é um caminho para alívio, saúde e qualidade de vida A histerectomia é a cirurgia para...

Ler mais

Histeroscopia cirúrgica

Histeroscopia cirúrgica

Tratamento preciso, minimamente invasivo e com rápida recuperação A histeroscopia cirúrgica é um procedimento ginecológico moderno, realizado por via vaginal,...

Ler mais

Cirurgia para Incontinência urinária feminina

Cirurgia para Incontinência urinária feminina

Recupere sua liberdade com segurança e resultados duradouros A incontinência urinária de esforço é uma condição comum entre mulheres, especialmente...

Ler mais

Contato

Endereço

Siga-me em minhas redes sociais

Todos os direitos reservados.